Regulamento

1ª COMPETIÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA SOBRE Soluções Inovadoras para Automação Industrial no Brasil – MECA 2020

A Mitsubishi Electric do Brasil Comercio e Serviços Ltda. (doravante designada simplesmente “MEB”), promove a 1ª Competição Educacional Brasileira MECA Brasil 2020, com o tema: “Soluções Inovadoras para Automação Industrial no Brasil”, que será realizada ao longo do ano de 2020 com o objetivo de apoiar e estimular a criatividade e aplicação prática de estudantes através de projetos inovadores com utilização de produtos e soluções da Mitsubishi Electric.

Regulamento da competição MECA Brasil 2020

  1. Estão aptos a participar da competição, estudantes devidamente matriculados e com formação em vigência nas instituições de ensino convidadas, disponibilizada no site da competição (http://meca.mitsubishielectric.com.br/instituicoes/).
  2. As instituições de ensino superior convidadas poderão submeter apenas 1 (um) único projeto para a análise do Comitê Organizador do evento, assim como, as instituições de ensino técnico. Já, as instituições que oferecem tanto ensino técnico como superior só poderão enviar 1 (um) único projeto (ou de ensino técnico ou de ensino superior, cujo critério de escolha cabe exclusivamente à referida instituição).
  3. Cabe a cada uma das instituições, selecionar a seu livre critério, o projeto a ser submetido, assim como, a composição da respectiva equipe, que deve ser formada por 4 (quatro) integrantes, sendo 3 (três) alunos e 1 (um) professor orientador, não havendo restrições em relação ao período e curso de cada um dos componentes da equipe. Não será permitida a mescla de estudantes de ensino técnico e superior em uma mesma equipe.
  4. Ao submeter o projeto, a instituição educacional assume total responsabilidade em relação a veracidade das informações relacionadas aos estudantes e orientadores, sendo que se caso alguma inverdade ou inconsistência vier à tona, a equipe será desclassificada e responderá pelos prejuízos por si, causados direta ou indiretamente.
  5. O tema da competição é “Soluções Inovadoras para Automação Industrial no Brasil”. Assim, todos os projetos deverão seguir o referido tema, o que é critério de avaliação decisório para a seleção dos projetos que irão participar da competição, cabendo tal escolha exclusivamente à MEB.
  6. Os projetos devem ser enviados entre os dias 03/03/2020 e 10/06/2020 exclusivamente através do website da competição, mediante o preenchimento do formulário eletrônico junto ao arquivo ‘template_meca2020.ppt’ disponível também no website no link: http://meca.mitsubishielectric.com.br/template_meca2020.ppt.
  7. Após o envio do projeto, não será permitida qualquer alteração no mesmo, nem tampouco, na composição da equipe. O website será fechado para recebimento de projetos às 20h00 do dia 10/06/2020.
  8. O Comitê Organizador do evento irá selecionar, a seu exclusivo critério, os melhores projetos entre as instituições de ensino técnico e ensino superior de acordo com os parâmetros pré-estabelecidos para participação da próxima fase da competição, sendo a sua decisão definitiva e incontestável. Informamos que haverá uma divisão da análise e classificação entre os projetos das instituições de ensino técnico e ensino superior.
  9. O anúncio dos projetos selecionados será efetuado por e-mail a cada um dos projetos classificados, assim como, será disponibilizado no website da competição no dia 19/06/2020.
  10. O Comitê Organizador será formado por profissionais da MEB e convidados. Não fará parte do referido Comitê, qualquer docente ou profissional atualmente vinculado à alguma das instituições participantes, garantindo a total neutralidade, imparcialidade e isenção do Comitê.
  11. Todos os projetos devem utilizar os produtos da Mitsubishi Electric discriminados em lista disponibilizada no website da competição (http://meca.mitsubishielectric.com.br/lista-de-produtos/). Entre os 10 (dez) conjuntos listados, o projeto deverá incluir no mínimo 3 (três) diferentes e no máximo 7 (sete) conjuntos (entre Software Supervisório, PLC, IHM, Servo, Inversor e Produtos de baixa tensão). Será auditado, durante a competição, que todos os produtos solicitados para utilização no projeto estejam realmente sendo utilizados, caso constatado que produtos solicitados não estejam sendo utilizados, o projeto será desclassificado. Durante a fase de execução do projeto, a instituição de ensino, poderá comunicar à MEB de que algum produto solicitado não será utilizado no projeto e caberá a MEB, a seu exclusivo critério, solicitar a devolução do(s) produto(s) solicitado(s) e não utilizado(s).
  12. Fica proibida a utilização de robô industrial ou colaborativo, no projeto, independente do seu respectivo fabricante.
  13. Os produtos escolhidos pelas equipes selecionadas serão entregues a cada uma das instituições de ensino durante a semana do dia 29/06/2020 como prêmio pela pré-seleção, ficando em definitivo para as instituições (seguindo o item 10 acima).
  14. Além dos produtos da Mitsubishi Electric, todos os outros produtos serão de responsabilidade das equipes participantes, sendo vedada a utilização de equipamentos correlatos aos da Mitsubishi Electric, ou seja, Software Supervisório, CLPs, IHMs, Inversores de frequência, Servo acionamentos e Produtos de baixa tensão fabricados por empresas concorrentes (direta ou indiretamente) da Mitsubishi Electric.
  15. Para outros tipos de produtos, tais como cabos, conectores, motores, compressores, sensores, entre outros, a responsabilidade e a escolha, fica a critério das equipes participantes, sendo exigida apenas a não exibição das respectivas marcas, as mesmas devem ser bloqueadas por fitas adesivas ou de outra maneira que realmente bloquei a exibição de nomenclaturas, logos, marcas, sinais distintivos etc.
  16. No dia 23/06/2020 será realizada uma apresentação online para as equipes selecionadas, a fim de apresentar e explicar os próximos passos da competição. O link para participação da mesma será enviado por e-mail. Essa apresentação será gravada e ficará disponível em canal online para as instituições acompanharem a qualquer momento.
  17. Nas semanas dos dias 27/07/2020, 24/08/2020 e 21/09/2020 serão realizadas sessões de atendimento individuais junto às equipes. Essas sessões serão realizadas por online, ou seja, por meio digital.
  18. A montagem dos projetos é de inteira responsabilidade das equipes participantes e a MEB não se responsabiliza por eventuais ônus, encargos, danos, prejuízos, acidentes e (ou) qualquer tipo de ocorrência durante o processo.
  19. Além da sessão de atendimento indicada no item 16 supra, ficará disponível o e-mail meca@mitsubishielectric.com.br para esclarecimento de dúvidas relacionadas aos produtos da MEB, assim como, da competição em geral. O prazo médio de resposta será de 7 (sete) dias corridos.
  20. Caso haja a necessidade de troca de algum dos produtos da Mitsubishi Electric recebidos pelas equipes por conta de defeito ou mal funcionamento, o mesmo deverá ser enviado para avaliação da MEB e caso seja constatado o defeito, será devidamente reposto no prazo médio de 10 (dez) dias.
  21. As equipes selecionadas deverão efetuar um reporte por e-mail entre os dias 19 e 23/10/2020 contendo:
    21a. Vídeo de até 2 (dois) minutos mostrando o projeto em funcionamento (mesmo que parcial).
    21b. Relatório técnico padrão da competição devidamente preenchido, conforme template que será enviado às equipes participantes.
  22. A etapa final da competição, na qual os projetos serão devidamente expostos e avaliados, acontecerá no Hotel Novotel Center Norte, localizado na Av. Zaki Narchi, 500 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02029-000, nos dias 23 e 24/11/2020, sendo o dia 20 exclusivamente para montagem e instalação dos projetos e o dia 21 para avaliação do Comitê Organizador e cerimônia de premiação dos vencedores. Assim, cabe a cada um dos Participantes e suas respectivas Instituições de Ensino verificar junto ao Hotel as regras, diretrizes e políticas atreladas ao uso e permanência nas instalações no referido local, não sendo a MEB responsável por nenhuma ocorrência havida no referido Hotel.
  23. Toda a logística, incluindo transporte e acomodação dos participantes e dos projetos no local da competição será de inteira responsabilidade das instituições de ensino participantes, sem qualquer obrigatoriedade por parte da MEB, especialmente, mas não exclusivamente, custeio e/ou reembolso de despesas.
  24. A MEB não será responsável ou corresponsável, por nenhuma ocorrência e/ou eventualidade durante a execução e logística atreladas aos projetos e aos participantes, assim como, qualquer tipo de ocorrência nas dependências do local do evento. Portanto, ao aderir a sua participação a Instituição de Ensino e os participantes exaram a sua ciência e anuência que qualquer ocorrência deverá ser solvida diretamente entre a Instituição de Ensino, o participante e o local do evento.
  25. Por motivos de segurança, as Instituições de Ensino participantes deverão ministrar a todos os envolvidos no Projeto e na Competição, mesmo que à distância, treinamento de segurança do trabalho conforme NR10/12), submetendo cópia dos respectivos certificados ao Comitê Organizador até o dia 09/10/2020, sob pena de desclassificação. Além disso, está proibida a utilização de qualquer tipo de material inflamável nos projetos e no dia do evento.
  26. Todos os projetos participantes da competição devem ser projetados e construídos exclusivamente pelos membros das equipes. A MEB poderá realizar auditorias e inspeções, sem aviso prévio, a fim de averiguar o processo de elaboração dos projetos. E caso seja constatada a participação de membros não pertencentes à equipe, a mesma será desclassificada.
  27. Os projetos deverão cumprir os limites máximos de dimensão e peso descriminados no documento de ‘Critérios de Avaliação’ disponível no site da competição.
  28. No espaço da competição, cada uma das equipes contará com um ponto de energia 110v e um ponto 220V, ambos monofásicos, sendo que a potência aparente consumida do projeto não deverá ultrapassar 1 kVA. Caso haja necessidades especiais, como ponto trifásico, a equipe deverá sinalizar com antecedência de, no mínimo, 45 (quarenta e cinco) dias da data da competição.
  29. Todos os projetos deverão ser devidamente montados e instalados no dia 23/11/2020 até as 18h00. A equipe que não conseguir concluir dentro do tempo irá perder pontos na avaliação final.
  30. No primeiro dia da competição, será aplicada uma avaliação teórica às equipes (uma por equipe) sobre as soluções da Mitsubishi Electric. Tal avaliação terá duração de 01 (uma) hora e não poderá contar com a participação dos orientadores. A mesma contará pontos na avaliação final dos projetos.
  31. Durante os 02 (dois) dias de competição, será obrigatória a utilização de equipamentos de EPI, por parte de todos os integrantes das equipes. Os mesmos são de responsabilidade das respectivas equipes e a não utilização acarretará na desclassificação. Além dos EPIs, todos os participantes deverão utilizar a camiseta do evento, a mesma será entregue pela organização da competição no primeiro momento do primeiro dia da competição. A não utilização acarretará na desclassificação.
  32. A MEB não se responsabiliza por eventuais ocorrências como acidentes, roubos e má conduta dos participantes nas dependências do local da competição. Além disso, todas as equipes devem observar e cumprir na integralidade as melhores práticas de compliance e demais políticas da MEB, disponíveis no site (http://meca.mitsubishielectric.com.br/Politica-Compliance-MEB.zip), sendo que tal quesito fará parte da avaliação final dos projetos.
  33. Caso alguma equipe cause ônus, danos ou prejuízos, por ação ou omissão sua ou de terceiros a si relacionados, mesmo que de forma acidental, dolosa ou culposa, à MEB, à alguma outra equipe ou participante e a quaisquer terceiros, durante a Competição, os casos serão analisados pela organização do evento, e os envolvidos poderão perder pontos na avaliação final dos projetos, serem desclassificados, sem prejuízo da sua responsabilização civil e penal nos termos da legislação vigente.
  34. Em caso de falta de energia elétrica durante a competição ou qualquer outro fato imprevisto que impossibilite a realização do evento, a mesma poderá ser remarcada em local, data e horário a ser estabelecidos e comunicados oportunamente pela organização do evento.
  35. No segundo e último dia da competição, as equipes deverão desmontar e remover seus projetos do local da competição durante o horário indicado para tal, efetuando a correta limpeza, eventuais descartes e a remoção total dos equipamentos utilizados entre outros pertences. Esta ação fará parte da avaliação final do Comitê Organizador, sendo que a equipe que deixar de observar essa regra perderá pontos. Outrossim, a MEB poderá, a seu exclusivo critério, dar destinação a todo e qualquer pertence que a equipe deixar no local do evento, sem responsabilizar-se por devolver, ressarcir ou indenizar o possuidor ou proprietário do pertence deixado indevidamente no local da competição.
  36. Ao submeterem os projetos, as instituições de ensino assim como os integrantes das equipes, concordam em ceder seu direito de som (voz) e imagem em materiais de divulgação da competição por período indeterminado.
  37. A MEB irá premiar os melhores projetos de acordo com critérios de avaliação do Comitê Organizador. Os critérios de avaliação e a pontuação atribuída aos quesitos objeto de avaliação serão devidamente informados às equipes participantes. Os prêmios são.
    1. 1 (um) robô industrial modelo MELFA RV-2FRB-D para a instituição de ensino do melhor projeto de ensino técnico.
    2. 1 (um) robô industrial modelo MELFA RV-2FRB-D para a instituição de ensino do melhor projeto de ensino superior.
    3. 1 (um) notebook modelo Dell Inspiron i15-5570-M11 ou similar e 1 (uma) mochila para cada um dos 3 (três) alunos do melhor projeto de ensino técnico.
    4. 1 (um) notebook modelo Dell Inspiron i15-5570-M11 ou similar e 1 (uma) mochila para cada um dos 3 (três) alunos do melhor projeto de ensino superior.
    5. 1 (um) vaga de estágio de férias remunerado na MEB (no escritório da matriz sito à Adelino Cardana, 293, 21o andar, Bethaville, CEP: 06401-147, Barueri/SP) através de proposta oferecida após o anúncio dos vencedores. O estágio terá duração de 3 (três) meses, a ser realizado entre dezembro de 2020 e março de 2021 para cada 1 (um) dos alunos das equipes vencedoras e será facultado aos alunos o aceite dessas propostas.
  38. Os robôs serão entregues por um representante da MEB durante o mês de dezembro de 2020 nas duas instituições vencedoras.
  39. Os prêmios dos estudantes (notebooks e mochilas) serão entregues durante a premiação.
  40. Todos os projetos e invenções e respectivo know how, patenteáveis ou não, desenvolvidos em razão desta Competição, pelos Participantes e suas respectivas Instituições de Ensino, serão de inteira propriedade destes, ainda que a MEB tenha colaborado com o fornecimento de produtos, no todo ou em parte. Portanto, todas as informações técnicas fornecidas ou de qualquer forma reveladas pelos Participantes e suas respectivas Instituições de Ensino à MEB nos termos e para os fins desta Competição, seja por escrito ou verbalmente, serão consideradas propriedade exclusiva dos Participantes e suas respectivas Instituições de Ensino, e assim permanecerão, obrigando-se a MEB a não registrar, nem tentar o registro, direta ou indiretamente, em qualquer localidade do país ou do exterior, de quaisquer patentes, direitos autorais ou quaisquer outros direitos de propriedade industrial ou intelectual, que sejam ou venha a ser de propriedade dos Participantes e suas respectivas Instituições de Ensino.
  41. Este regulamento poderá ser revisado e atualizado no website da competição sem aviso prévio.